segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Conversa entre um Novato e um Profissional Jogador de Poker

Bom para pensarmos...

Para muitos isso pode parecer o básico do básico, mas é apenas para ilustrar "detalhes" (muito importantes) que muitos deixam passar.

Retirado do site JogoPokerFPM link do artigo aqui

--

Vou traduzir aqui uma passagem do livro do Harrington on Hold’em Vol. I, de uma conversa entre um novato e um profissional.


Novato: Posso lhe fazer uma pergunta sobre uma mão?

Profissional: Claro, vá em frente.

Novato: OK, obrigado. Então, eu estava segurando KQ naipado e há um call na minha frente...

Profissional: Em que posição você estava?

Novato: Ah... eu não lembro, eu acho que era o quinto a agir...

Profissional: Que posição estava o primeiro caller?

Novato: Eu acho que ele era o segundo... não espere, ele era o primeiro a falar... isso mesmo... não, talvez ele fosse o segundo... Bom, era algo por aí.

Profissional: Quantas fichas você tinha?

Novato: Nossa, muitas, talvez $4.000, $5.000.

Profissional: E qual eram os valores das blinds?

Novato: Ah, não muito, talvez $50/100, $100/200, alguma coisa do tipo. Mas enfim, eu paguei, e então um cara atrás de mim aumentou! E todos os outros correram, e eu não sabia o que fazer...

Profissional: Quantas fichas ele tinha?

Novato: Você diz o cara que aumentou? Eu não lembro... Quem consegue lembrar todas essas coisas? Ei, eu quero falar sobre a mão!

Para o iniciante, a mão dele era as cartas que ele estava segurando, e o que os jogadores antes e depois dele fizeram. Para o profissional, uma mão era muito mais do que aquilo. É toda uma situação, cheio de diferentes elementos, as quais têm que ser vistas como um todo antes de uma boa jogada ser feita.

--
Ou seja, estudem para saber a importância de cada uma dessas informações e saibam como aplicar seu melhor jogo diante dessas variantes. Há muitas informações que temos que colher para saber como jogar determinada mão, como o oponente tem jogado, posição, quantidade de fichas, nível de blinds, quantos jogadores há na mesa, o que ocorreu antes de você ter que tomar sua decisão e por ai vai, isso pensando apenas no pré-flop, com variantes nessas informações você pode ter que jogar de forma diferente as mesas cartas e isso é só o começo, ainda há diversos questionamentos que temos que nos fazer após a abertura do flop.

É isso ai pessoal, apenas um texto para o pessoal que deseja melhorar o jogo procurar a pensar e correr atrás de aprender, afinal, o Texas Hold'em é um jogo que leva dois minutos para aprender e uma vida inteira para dominar.

Abraços


Um comentário:

  1. Eh isso ae Marcelão!!!

    Poker nao se resume apenas nas cartas, mas no conjunto da obra... como costumo dizer, no jogo de poker, as cartas nao são o mais importante. Devemos estar atento a todos os detalhes da mesa, desda postura dos jogadores, ao modo como manuseia as suas fichas...

    Esse exemplo acima pode parecer besteira, mas duvido que alguem ja nao cometeu esse erro quando no inicio da carreira... Assim como nao se lembrar mais das tuas hole cards após o flop e ter que ficar olhando toda hora para ver se acertou a broca ou o flush... tudo isso deve ser treinado e praticado...

    Bom Post, Abraços!!!!!!!!

    ResponderExcluir